Soltura eminente? Saiba o que pode acontecer se Lula for solto

As declarações dos ministros Luiz Fux e Gilmar Mendes agitaram as redes sociais. Fux e Mendes estavam em um evento no momento em que as declarações foram feitas. O evento ocorreu na última terça-feira (24), foi então que Gilmar revelou que há uma probabilidade de que uma decisão possa ocorrer no plenário virtual da segunda instância do STF, que simplesmente resultaria na libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Porém, vale lembrar que Mendes frisou que tal decisão já estava prejudicada de certa forma.

Ainda de acordo com o ministro existe uma possibilidade de redução de pena, já que Lula poderá ser condenado apenas por corrupção e a lavagem de dinheiro, poderá então ser considerada apenas uma ação realizada no próprio âmbito da corrupção.

Gilmar Mendes ainda disse: “É preciso discutir se os dois crimes a que ele foi condenado são realmente dois crimes”.

Especialista no assunto concordaram que se realmente ficar entendido que houve apenas um crime, a pena de Luiz será reduzida automaticamente.

Fux que também preside o TSE, contou que se por acaso o STF emitir uma ordem permitindo que o ex-presidente se candidate, ele não teria outra alternativa a não ser acatar tal decisão

Tudo isso tem deixado os eleitores de Lula eufóricos. Mesmo enquanto preso, ele desponta nas pesquisas como o preferencial nas intenções de votos. Em todos os cenários possíveis, se Lula concorresse a presidência hoje e as pesquisas eleitorais se concretizassem, ele seria eleito.

De acordo com a pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope e posteriormente divulgada pelo site da Globo, Lula lidera pesquisa até mesmo em São Paulo, cidade considerada coração do partido tucano. Geraldo Alckmin e Jair ficaram empatados com 14%.

Segundo pesquisa do DataFolha Lula também venceria as eleições com uma larga vantagem de votos. De acordo com a pesquisa o ex-presidente teria 36% dos votos, o que significaria o dobro dos votos de Jair Bolsonaro.

Entusiasmado com as últimas notícias, a campanha nas redes sociais com a hashtag #LulaLivre continua ganhando força.

Em vídeo Lula diz que poderia ter fugido, mas preferiu ficar e provar inocência

 

Leia também:

Ministros do STF confirmam que Lula poderá ser solto e se candidatar

Lava jato realiza buscas nos gabinetes do senador Ciro Nogueira e Eduardo da Fonte, do PP

1 Trackback / Pingback

  1. Julgamento que pode libertar Lula tem data marcada -

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*