PT solicita mandado para que Lula possa comparecer aos debates na TV Bandeirantes

 

Na manhã desta quarta-feira, 8 de agosto, o PT entrou com um mandado de segurança ao Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF-4) solicitando que o ex-presidente Lula pudesse comparecer ao debate que acontecerá nesta quinta-feira, 9 de agosto na TV Bandeirantes.

O mandado inclui o pedido de que Lula participe por meio de vídeos previamente gravados, ou seja, vídeos na cela em que está detido ou em algum outro local da Superintendência da Policia Federal.

Lula possuirá duas frentes de defesa

Lula foi acusado de fazer parte da Lava Jato e foi condenado pelo processo envolvendo o apartamento tríplex que havia aceitado como propina. Sua condenação consiste em 12 anos de prisão.

Luiz Inácio Lula da Silva se encontra inelegível, situação essa que tentará mudar no dia 15 de agosto, quando tentará o registro de sua candidatura. Houve a oficialização de Lula como candidato do PT no Planalto, e o partido havia pedido a presença do ex-presidente nessa última segunda-feira, 6 de agosto, pedido esse que foi negado pelo TRF-4, decisão tomada pela juíza Bianca Georgia.

O mandado é um artifício usado para que uma decisão já tomada seja revertida.Os advogados alegaram que a presença de Lula seria necessária, uma vez que os debates são essenciais para uma campanha eleitoral, e que Lula como candidato teria o direito e dever de participar e que haveria “a possibilidade de mostrar suas propostas para o eleitorado e, ao fim e ao cabo, dar a ele condições de decidir qual o plano de país que quer’’, alegaram.

A defesa alega também que há restrições que foram impostas  ao ex-presidente que acabam por ir contra a democracia brasileira e ao direito da população de escolher quem quer para presidente do país.

Leia também: Vice de Bolsonaro diz que herdamos a malandragem dos africanos e a indolência dos indígenas

 

Fonte: Uol

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*