Médicos alertam sobre o uso de certos absorventes

Muitas mulheres não fazem ideia dos riscos que sofrem em seu período menstrual.  Mas, de fato, o que muitas mulheres não prestam atenção alguma é no uso de absorventes, que são ameaças que na maioria das vezes, não são percebidas. A longo prazo eles podem ser um grande problema.

Abaixo estão listados os efeitos colaterais  causados pelo uso de absorventes higiênicos.

1- A celulose que é usada nos superabsorventes podem ser causadoras de câncer do colo do útero, que é a segunda maior causa de morte entre as mulheres.

Foto:Reprodução

2-Há produtos químicos nas almofadas dos absorventes que podem causar doenças e infecções diversas. A dioxina presente nos absorvente podem causar o crescimento anormal dos tecidos dos órgãos reprodutivos, e o rayon que é usado para aumentar a absorção também contém essa dioxina.

3-Os desodorantes que são usados nas almofadas dos absorventes podem causar infertilidade e problemas congênitos.

4-As pesticidas e herbicidas que são utilizadas na produção do algodão também podem entrar em contato com a corrente sanguínea e causar câncer.

Foto:Reprodução

5-Nos absorventes higiênicos há material sintético que bloqueia a temperatura e umidade, o que leva ao aparecimento de leveduras e bactérias.

6-Os plastificantes, que são usados no acabamento dos tampões, causam inúmeros danos nos órgãos.

7-Se o absorvente interno não for trocado a cada 4 horas, pode ocasionar a síndrome do choque tóxico e até mesmo a morte.
A síndrome do choque tóxico é causado pelo crescimento das bactérias staphylococcus aureus na região íntima, e em casos extremos pode ocasionar a morte. Segundo relatos, Jemma-Louise Roberts, de apenas 13 anos de idade, morreu devido a síndrome do choque tóxico.

Foto:Reprodução

8-Cerca de 16.800 absorvente são descartados por uma mulher ao longo de sua vida, uma vez que não são biodegradáveis e não podem ser reciclada, isso é um grande problema ao meio ambiente.

Uma almofada de absorvente equivale a quaro sacos de plástico com tamanho médio. Especialistas sugerem às mulheres que usem coletores menstruais e absorventes reutilizáveis e almofadas de pano orgânico, para que o impacto no ambiente seja menor.

Foto:Reprodução

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*